É muito comum as pessoas esquecem a senha do cartão cidadão, é possível recuperar, mais nem todo mundo sabe como funciona, entenda como recuperar senha do cartão cidadão.
A senha do cartão cidadão é muito importante, pois sem ela você não consegue fazer a utilização da mesma, e realizar os procedimentos de saque e consultar de saldo, a senha desse cartão é indispensável pois dar acesso aos usuários a diversos serviços do governo, sem a senha desse cartão é impossível realizar a utilização.
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Cadastrar Senha Cartão Cidadão: Primeira Vez
Ter o seu cartão desbloqueado e com uma senha cadastrada é fundamental caso você queira consultar o saldo de benefícios sociais, como Bolsa Família, Fundo de Garantia, e Seguro Desemprego, além de ser fundamental para realizar o saque destes mesmos benefícios. O cartão é de uso pessoal e é intransferível, além de ser válido apenas em terminais de atendimento da Caixa Econômica Federal.
Quando o cartão e solicitado pela a primeira vez é necessário que realize o cadastramento de uma senha, é pode acontecer de você esquecer da mesma, não se preocupe, o procedimento de recadastramento e simples e bem semelhante ao procedimento realizado no cadastro.
Para desbloquear o seu cartão cidadão e cadastrar uma senha, dirija-se à uma Agência da Caixa com um documento de identidade com foto, e solicite o desbloqueio do documento.
O cartão, assim como a senha, é de responsabilidade do usuário, sendo os mesmos intransferível de uso.
Desbloquear Cartão Cidadão por telefone
Você pode desbloquear o seu cartão ligando para a Caixa Econômica Federal, pelo canal Caixa cidadão, pelo número 0800 726 0207.
Atenção: a senha do cartão cidadão não é a mesma senha usada no Portal Cidadão Caixa, para consultar o extrato do PIS. Certifique-se de usar uma senha diferente da usada em sua conta bancária e no portal caixa cidadão.
Recuperar Senha Cartão Cidadão
Para recuperar sua senha, é necessário que você compareça a uma agencia da Caixa Econômica Federal, esse processo de cadastro e recuperação de senha, só pode ser feito pela a Caixa Econômica Federal e outros locais de atendimento autorizado.
Ao comparecer é necessário estar portando:
- RG ou outro documento de identidade com foto (Carteira de habilitação, carteira de trabalho e Previdência Social, Carteira Funcional, identidade Militar, Passaporte ou documento de identidade para estrangeiros);
- CPF ou documento que contenha o número do Cadastro de Pessoa Física (RG, CNH, CTPS, entre outros);
- Cartão cidadão.
Você deve levar junto a sua documentação o termo de responsabilidade que foi assinado no ato do cadastramento a sua senha do cartão. É importante colocar uma senha de fácil acesso para você, procure não perde a nova senha, ser isso ocorrer você terá que fazer o procedimento de recadastramento novamente.
O bloqueio da senha pode acontecer a partir do momento que o usuário erre por várias vezes seguidas a senha.
Quem pode ter o cartão cidadão?
O cartão cidadão é concedido para quem possui FGTS, PIS 2024, abono salario ou para você que estar recebendo seguro desemprego, com esse cartão você garante mais agilidade, rapidez e segurança nos processos de pagamento aos benefícios sociais.
- Para realizar consultas e saldos do seu FGTS, rendimentos do PIS, quem tem direito ao seguro desemprego ou abono salarial, e necessário o uso do cartão cidadão.
- Para clientes que possuem benefícios a receber que são pagos pela a Caixa Econômica Federal, podem realizar a solicitação do cartão cidadão.
- A solicitação pode ser realizada através do telefone de atendimento 0800 726 0107 ou em qualquer agencia de atendimento da caixa econômica federal.
Para que o seu atendimento seja realizado rápido é necessário que você tenha o número do NIS em mãos. A emissão do cartão não tem nenhum tipo de custo, é gratuita. O mesmo chega em até 15 dias na sua residência ou na agencia bancaria aonde foi realizada a solicitação para que você possa ir buscar.
A segunda via do cartão também pode ser solicitada diretamente no número de telefone mencionado acima.
O cartão cidadão facilita muito o acesso a diversos serviços trabalhistas e sociais concedidos pelo o Governo Federal, o banco responsável em emitir e administrar o cartão cidadão e todos os serviços oferecidos por ele é a própria caixa econômica federal.
Por isso, em caso de perda, furto ou roubo do cartão entre em contato diretamente com a Caixa Econômica Federal.
Consultar Saldo Cartão Cidadão
Para consultar o saldo do seu cartão cidadão, é necessário que você já tenha recuperado a senha do cartão cidadão. Com a senha em mãos, você pode consultar o saldo do cartão cidadão de uma das seguintes formas:
- Através do portal Caixa Cidadão, que pode ser acessado por esse link: https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01
- Em agências da Caixa Econômica Federal, através do Caixa Eletrônico;
- Em lotéricas conveniadas Caixa;
- Em postos de atendimento Caixa Aqui.
Caso você opte pela primeira opção, para consultar o saldo do cartão cidadão pela internet, basta seguir os passos a seguir para conferir o extrato do seu documento:
- Acesse o link indicado acima do Portal Cidadão Caixa;
- Digite no primeiro campo o número do PIS – o número impresso no seu cartão cidadão;
- Digite a senha da internet. Caso você não tenha uma senha cadastrada ainda, basta clicar abaixo no botão “Cadastrar Senha”.
- Pronto! Você vai conferir o saldo disponível para saque em diferentes benefícios sociais, como Abono Salarial 2017, Seguro Desemprego, Fundo de Garantia e vários outros!