Agendamento da Carteira de Trabalho 2022

Agendamento da Carteira de Trabalho 2022 – A carteira de trabalho ou CTPS é um documento muito importante para a vida profissional de um trabalhador, pois é nela que fica marcado todo o seu histórico desde a primeira vez que foi assinada, todos os benefícios concedidos, férias e anotações importantes. Até certo tempo atrás, para se adquirir tanto a primeira quanto à segunda via do documento era necessário ir até um posto de atendimento do Ministério do Trabalho e enfrentar longa fila para fazer o pedido, mas isso mudou com o Agendamento da Carteira de Trabalho 2022 .

Mas com a tecnologia cada vez mais avançada e a informatização dos órgãos públicos você não precisará mais ficar esperando tanto tempo para ser atendido. Basta realizar o agendamento da carteira de trabalho pela internet para adiantar o “seu lado”. Veja como é fácil e rápido.

Agendamento Carteira de Trabalho 2022
Agendamento Carteira de Trabalho 2022

Somente com a carteira de trabalho assinada, o trabalhador terá direto aos direitos trabalhistas básicos, como PIS 2022 e Abono Salarial.

Onde tirar carteira de trabalho?

Para diminuir o tamanho das filas e melhorar o atendimento. Antes, os postos do Ministério do Trabalho eram cheios de pessoas todos os dias e, desta forma, não era possível resolver todos os problemas que poderiam ser realizados durante o expediente e as pessoas precisavam voltar para conseguir resolver o problema.

O aglomerado de pessoas era para todos os tipos de atendimento que o órgão oferece e, por isso, uma forma de “desafogar” o grande fluxo de pessoas e oferecer um melhor atendimento e até mais rápido é “adiantar” os pedidos através do site do MTE.

ATENÇÃO: O agendamento da carteira de trabalho não é necessário em todos os municípios do Brasil. Para saber se você precisa agendar o serviço em sua cidade, consulte o link abaixo, selecione o seu município, e caso ele não esteja listado, significa que você não precisa agendar o serviço.

Como é feito o agendamento online?

É muito simples. Basta acessar o link abaixo e selecionar o seu estado, município, a unidade de Atendimento e o Tipo de Atendimento.

  • Se você observar, neste último item, há varias opções e é só selecionar “Carteira de Trabalho”.
  • Depois é só clicar em “Prosseguir”.
  • Caso não tenha disponível seu município, ou o serviço “carteira de trabalho” significa que o serviço não precisa ser agendado.

Ministério do Trabalho

É importante observar que, para cada estado ou região, podem surgir mais opções ou menos e procure observar atentamente que, sobre a Carteira de Trabalho, as opções podem ser mais variadas. Deste modo, você deve prestar bastante atenção na hora de selecionar para não escolher a opção errada.

Após ter feito tudo corretamente, o sistema pedirá algumas outras informações que você deverá prestar que são as seguintes:

  • Número do CPF
  • Data de nascimento
  • Telefone para contato.

Assim que tiver realizado esta etapa é só clicar novamente no botão “Prosseguir”. Uma nova janela será aberta onde aparecerá uma mensagem informando a data e o horário do seu agendamento, ou seja, quando você deverá comparecer ao Posto do Ministério do Trabalho.

Agendamento Ministério do Trabalho
Agendamento Ministério do Trabalho

Se, por acaso, você não puder ir exatamente naquele dia agendado é só acessar novamente a página e clicar no botão “Reagendar” que fica a esquerda de sua tela e abaixo de “Agendar”. Assim sendo, é só repetir o processo que você havia feito anteriormente.