Desde 2015 o Ministério do Trabalho vem buscando formas de se atualizar junto com os avanços tecnológicos, visando facilitar os processos trabalhistas e a vida do cidadão trabalhador, sendo assim, começou recentemente a ser implantado a carteira de trabalho digital, a nova carteira de trabalho promete ser um documento completo, onde as informações do trabalhador serão cruzadas junto a previdência social, trazendo mais segurança ao cidadão.
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Como Funciona a Carteira de Trabalho Digital?
A emissão do documento é rápida, em apenas 30 minutos pode ser oficializada a sua carteira digital, o modelo impresso tradicional precisava ser agendado para ser realizada a emissão, além disso, era necessário aguardar o tempo de confecção que de modo em geral comprometia a vida dos profissionais que precisavam da carteira de trabalho de imediato.
Como Tirar a Carteira de Trabalho Digital?
O novo processo de emissão do documento digital garante agilidade nos atendimentos, tudo isso é possível graças ao sistema informatizado de emissão. A carteira de trabalho é um dos documentos mais importantes da vida de um trabalhador, e agora pode ser emitido e entregue ao trabalhador no mesmo dia.
- A emissão da carteira de trabalho digital é também vantajosa, pois é totalmente gratuita, diferente da CTPS tradicional, a qual era preciso pagar uma taxa de emissão pela a 2º via do documento.
- Para emitir a carteira de trabalho digital é necessário que o trabalhador se desloque até uma agência de atendimento do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e faça a solicitação.
- A antiga carteira de trabalho ainda é válida, somente em caso de 2º via do documento ou emissão da primeira já é emitida no novo modelo digital.
A grande vantagem é que o documento digital é mais seguro, você emite o mesmo em apenas 20 minutos, você não precisa levar foto, pois a mesma é emitida na hora, o sistema é totalmente integrado de informações e diversos novos itens de segurança protegem o novo documento de fraudes, dados falsos ou irregularidades destinadas a benefícios trabalhistas.
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Agendamento Carteira de Trabalho Digital
O agendamento da carteira de trabalho ou qualquer outra solicitação de atendimento aos postos do Ministério do Trabalho é realizado no site do próprio MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).
Consultar Número da Carteira de Trabalho
A carteira de trabalho é um dos documentos mais importantes da vida do trabalhador, através da mesma que é registrado os primeiros passos da vida profissional, todo o seu histórico é registrado nesse documento, se você precisar consultar o número da sua carteira de trabalho você pode verificar o mesmo no extrato do seu FGTS, através da sua ficha de registro da empresa ou termo de rescisão de contrato de trabalho.
Caso perca a sua carteira de trabalho, registre um BO (Boletim de Ocorrência), depois providência a segunda via do documento que pode ser solicitada no próprio MTE.
No caso de roubo, extravio ou furto da mesma apresente o BO, mais uma foto 3×4, certidão de nascimento ou casamento, e um documento que comprove a numeração anterior da sua CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social).