Cadastro PIS 2022

A seguir você poderá entender a importância do Abono Salarial e como fazer o Cadastro PIS 2022. Lembrando que o PIS é direcionado somente aos trabalhadores de empresas privadas que atendam a todos requisitos do programa. Confira a seguir sobre o Cadastro PIS 2022.

Cadastro PIS 2022
Cadastro PIS 2022

PIS 2022

Todos os trabalhadores de empresas privadas devem ser cadastrados no Programa de Integração Social, conhecido popularmente como PIS 2022, para ter direito ao abono salarial e outros benefícios. Para poder se cadastrar e receber o abono salarial anual, o trabalhador deve atender a alguns requisitos e ter carteira de trabalho assinada, além de trabalhar em uma empresa privada, e geralmente a própria empresa realiza o cadastro no momento da contratação.

O NIS (número de identificação social) do cidadão é transformado em seu número do PIS quando o cidadão começa a trabalhar em uma empresa privada e com carteira assinada, assim os cidadãos que já possuem NIS precisam apenas que a empresa o cadastre no PIS através do site ou em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Cadastro PIS 2022

Geralmente, quando o empregador contrata, ele mesmo realiza o cadastro do empregado no PIS, e o NIS do trabalhador passa a ser também o seu número do PIS. Entretanto, o próprio empregado pode se cadastrar no PIS, para isso basta que o empregado:

  • Acesse a página do Dataprev, disponível em: https://portal2.dataprev.gov.br/;
  • Selecione a opção “Inscrição”;
  • Selecione a opção “Filiado”;
  • Preencha o formulário disponibilizado na página com os dados do empregado que são solicitados;
  • Selecione a opção para concluir e finalizar o cadastro.

Para se cadastrar no PIS é necessário ter carteira assinada por no mínimo cinco anos, com remuneração média de até dois salários mínimos por mês, com base no último ano e ter seus dados pessoais cadastrados na plataforma de Relação Anual de Informações Sociais (RAIS 2022).

Cadastro PIS 2022 Online

No momento da contratação, o empregador pode realizar o cadastro do PIS de forma online e rápida. Para realizar o cadastro do empregado é necessário que o empregador:

  • Acesse a página de cadastro do PIS no site da Caixa Econômica Federal, disponível em: https://www.caixa.gov.br/servicos/nis/Paginas/default.aspx;
  • Selecione a opção “Cadastrar NIS/PIS do empregado” na parte superior da página;
  • Insira o NIS ou PIS antigo do trabalhador (este número está disponível na carteira de trabalho do empregado);
  • Preencha o formulário com os dados que serão solicitados;
  • Selecione a opção para finalizar e concluir o cadastro.

Também é possível realizar o cadastro pessoalmente, em uma agência da Caixa Econômica Federal. Para isso, basta comparecer a uma agência da Caixa, portando RG, CPF e NIS.

Comprovante de Cadastro PIS

O comprovante de cadastro do PIS é necessário para que o empregado possa sacar seu abono salarial 2022, caso não esteja portando o seu cartão cidadão. Para obter o comprovante de cadastro do PIS, o trabalhador deve acessar o site do Dataprev (mesmo site onde pode realizar sua inscrição no PIS) e preencher o formulário da página com os dados solicitados.

Após obter o comprovante de cadastro do PIS o trabalhador deve guardá-lo em local seguro para uso posterior, pois além de ser usado para o saque do abono salarial, o comprovante também é usado para a validação da emissão do certificado digital.

Deixar uma resposta