Consultar PASEP 2022

Consultar PASEP 2022 é importante para conferir a data de pagamento e outras informações referentes ao benefício. Abaixo você pode conferir o passo a passo para consultar PASEP 2022.

Consultar PASEP 2022
Consultar PASEP 2022

PASEP 2022

O Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (conhecido como PASEP 2022) é uma contribuição realizada pelos municípios do Brasil, cujo valor vai para o fundo destinado para os funcionários do setor público, administrado e pago pelo Banco do Brasil. Todo o valor arrecadado vai para o fundo chamado FAT (Fundo de Apoio ao Trabalhador), e é usado para pagar benefícios como o seguro desemprego e o abono salarial.

O abono salarial é pago anualmente, e o seu valor é proporcional ao salário recebido e ao tempo de serviço no ano anterior.

Entretanto, para poder sacar esse valor é necessário ter em mãos:

  • número do PIS (no caso de profissionais de empresas privadas)
  • PASEP 2022 (no caso de funcionários públicos)

Embora os servidores públicos tenham direito a esse benefício de abono salarial, é necessário se enquadrar em alguns requisitos básicos para poder sacar o benefício, além de se manter sempre atento ao calendário dos pagamentos.

Quem tem direito ao PASEP

Os trabalhadores precisam cumprir algumas exigências para ter direito ao abono salarial, como:

  • Ser servidor público federal, estadual, municipal ou ser empregado de empresa pública;
  • Ter trabalhado com carteira assinada nos últimos 12 meses, nem que seja apenas um mês, pois o pagamento é proporcional ao tempo trabalhado naquele ano;
  • Ter recebido uma média mensal de até dois salários mínimos durante o ano anterior;
  • Estar regularmente incluído no abono salarial, há no mínimo cinco anos.

Consultar PASEP 2022

Para o trabalhador que deseja consultar o seu PASEP, é possível realizar a consulta de forma online, através do site do Banco do Brasil, basta que o trabalhador:

  • Acesse o site do banco do Brasil, disponível em: https://www36.bb.com.br/;
  • Preencha os campos com os dados solicitados: número de inscrição no PASEP ou o número do CPF e data de nascimento e confirmar a solicitação de consulta.

O funcionário que tem direito ao PASEP pode sacar o seu benefício em qualquer agência bancária do Banco do Brasil, ou realizar um TED. Caso seja correntista do Banco do Brasil, o dinheiro cai diretamente em sua conta bancária.

Calendário PASEP

Para consultar o calendário do PASEP 2022 é necessário que o funcionário:

  • Acesse o site do banco do Brasil, disponível em: https://www36.bb.com.br/;
  • No final do site, selecione a opção “clique aqui” em azul;
  • Na aba do “Calendário de Pagamento do Abono Salarial 2022”, no canto direito da tela, selecione a opção “Clique aqui”.

O servidor público será redirecionado para a página do Banco do Brasil com as datas para cada saque. O saque é feito de acordo com último dígito do número de inscrição do funcionário, sendo que os primeiros a poderem realizar o saque são os com a inscrição finalizada em 01.

É importante se atentar ao calendário, pois há uma data para início dos saques e também uma data limite, não sendo possível sacar o abono após essa data.

Deixar uma resposta