O Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS, Abono Salaria, ou simplesmente décimo quarto salário, é um dos benefícios trabalhistas concedidos pelo governo federal com maior importância para o trabalhador brasileiro. Trata-se de um salário mínimo pago todos os anos na forma de benefício, o qual é pago anualmente em diferentes datas de acordo com a data de nascimento do trabalhador. É importante lembrar que nem todos os trabalhadores estão qualificados para receber o benefício. E afinal: você sabe como sacar o PIS? Muitos brasileiros ainda têm essa dúvida, por isso disponibilizamos a seguir instruções fáceis e claras de como fazer o saque do PIS.

Navegue no Artigo
Pagamento do PIS 2025- Quem tem direito
Antes de saber como sacar o PIS, é importante saber se você tem direito ao benefício. O Abono salarial é pago aos trabalhadores que se enquadrem nas seguintes categorias estipuladas pelo Ministério do Trabalho:
- Para ter esse direito, o trabalhador precisa estar inscrito no Programa há pelo menos 5 anos. Não é necessário que ele tenha trabalhado durante todo esse tempo, mas o tempo conta a partir da data de emissão do número do PIS;
- Pela regra atual do benefício, é necessário ter trabalhado por pelo menos 30 dias consecutivos com atividade remunerada e legalizada no ano anterior para ter direito ao benefício;
- A remuneração do trabalhador precisa ser de, no máximo, 2 salários mínimos por mês para se ter direito ao abono do PIS;
- Outra exigência é que a empresa em que foi empregado tenha informado o funcionário na Relação anual de informações Sociais, que é a relação dos trabalhadores da empresa no ano, para o Ministério do Trabalho.
No início desse ano chegou a ser anunciada uma mudança na maneira em que o PIS seria pago, e por essa regra o trabalhador precisaria ter trabalhado por 180 dias no ano anterior para ter direito ao PIS e não apenas 30 dias, mas essa regra não chegou a ser aprovada pelo legislativo, portanto continua valendo a regra atual, descrita nos itens acima.
Como Sacar o PIS
O saque do PIS pode ser feito de duas maneiras distintas: pode ser debitado em conta do trabalhador ou pode ficar disponível para saque por parte do trabalhador. Na primeira opção, o trabalhador que tiver conta na Caixa Econômica Federal, seja conta corrente ou poupança, precisa ir ao banco e vincular o seu benefício à conta em que deseja que ele seja depositado. Nesse caso o trabalhador não precisa sacar o benefício e ele cai diretamente na sua conta.
A segunda forma é realizar o saque, única opção disponível para quem não tem conta na Caixa Econômica Federal. Nesse caso, o trabalhador precisa ter o Cartão do Cidadão. Esse cartão pode ser feito em qualquer agência da Caixa, portando-se os documentos – inclusive a carteira de trabalho. Com o cartão do cidadão em mãos, o saque do Abono salarial pode ser feito nos Terminais de atendimento da Caixa, em qualquer lotérica ou mesmo em posto de atendimento Caixa Aqui.
meu pis nao caiu na minha conta esse ano nao oque deve ter acontecido e oque eu devo fazer. pode me ajudar
O meu pis não caiu na minha conta desde do ano passado e já tenho dois anos que não recebo, queria saber o por que, já que tenho trabalhado de carteira fichado todo esse tempo.